Açude Santana (Gangorra), sangrando na manhã de segunda-feira (10/04/2023) - Foto: Douglas Diógenes |
Após chuvas magistradas neste final de semana
no município de Rafael Fernandes, o Açude Santana mais conhecido como; Açude da
Gangorra, atingiu sua capacidade total neste domingo (09) vinde a transbordar.
Com capacidade para cerca de 7 milhões de metros cúbicos, o açude é o principal reservatório do município de Rafael Fernandes, construído pelo DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra as Secas no início do século 20, tendo suas obras concluídas em 1915, o Açude Santana é um dos mais antigos do estado do Rio Grande do Norte, na época pertencia assim como o pequeno povoado de Varzinha, ao município de Pau dos Ferros.
Desde 2020 e após 7 longos anos sem sangrar, o reservatório vem pelo quarto ano consecutivo atingindo sua capacidade total de armazenamento e proporcinando um verdadeiro espetáculo, atraindo municípes e visitantes de cidades vizinhas que vem prestigiar além da beleza do Centenário Açude, também se banhar em suas águas.
O Açude é o principal afluente para a Barragem de Pau dos Ferros, que já acumula também um bom volume d´água. Aguardamos com fé para que também em breve a Barragem possa sangrar.
Redação
0 Comentários
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Portal Rafael Fernandes.