Business

Mossoró Cidade Junina 2023 fortalece tradição e resgata cultura popular


 


A Prefeitura de Mossoró já confirmou a presença de grandes atrações para o evento. Neste ano, a festa terá mais dias de programação, com novos polos regionais, resgatando e fortalecendo a cultura popular.

Fomentando a cultura e a arte, o evento se destaca com novos polos, proporcionando a presença de mais cultura e arte em sua programação. Além do Polo Estação das Artes, Polo Cidadela, Polo Igreja de São João e Polo Circo do Forró, a Prefeitura traz novos espaços, como o Polo Poeta Antônio Francisco e o Arraiá do Povo.

O espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró” também integra o MCJ. O musical é considerado patrimônio cultural da cidade, resgatando a história de heroísmo e resistência do povo mossoroense.

O São João de Mossoró inicia no próximo dia 3 de junho, com o “Pingo da Mei Dia”. O maior bloco junino do Brasil, abrirá de forma oficial o período junino de Mossoró. A festa contará com a presença de grandes nomes da música brasileira. Entre as atrações confirmadas até o momento estão Raí Saia Rodada, Bell Marques e Dan Ventura.

O Polo Estação é palco de grandes apresentações durante o MCJ, com a presença de artistas nacionais e regionais. Fica localizada na antiga Estação Ferroviária de Mossoró, na avenida Rio Branco, no Corredor Cultural. Em 2022, reuniu mais de 465 mil pessoas em seus 48 mil metros quadrados. No espaço é possível desfrutar de ampla área de alimentação com barracas, ambulantes e camarotes.

Para a Estação das Artes, a Prefeitura confirmou Adna Santana, Dorgival Dantas, Tarcísio do Acordeon, Simone Mendes, Werick Mendes, Eric Land, Xand Avião, Aline Reis, Zé Vaqueiro, Felipe Amorim, Chama as Meninas, Nilson Viana, Zé Cantor, Joelma, André Luvi, Iguinho e Lulinha, Taty Girl, Mari Fernandez, Guilherme Ferri, Desejo de Menina, Nattan, Nataly Vox, Márcia Fellipe, Walkyria Santos, Mara Pavanelly, Jackson Menezes, Felipe Grilo, Leonardo, Guto Fortunato, Junior Vianna e Michele Andrade.

O Polo Cidadela, localizado ao lado da Capela de São Vicente, no centro de Mossoró, abriga uma cidade cenográfica, que reproduz os primeiros arraiás regionais. A Cidadela reúne famílias, amigos e conta com palcos para apresentação de atrações musicais. A área conta com um amplo espaço de alimentação, enaltecendo a culinária regional, com pratos típicos do São João.

Além dos espaços com atrações musicais, o “Mossoró Cidade Junina” conta com festivais culturais, como o “Festival Independente de Quadrilhas Juninas”, reunindo grupos de diversas partes do Brasil. O festival acontece na Arena Deodete Dias, instalada no Corredor Cultural da avenida Rio Branco. O evento reunirá mais de 170 apresentações, em 11 noites.

O concurso é um dos maiores festivais de quadrilhas juninas do país, mantendo a tradição preservada. No Polo das Quadrilhas são escolhidos o Rei e a Rainha do MCJ, realizando também o tradicional “Arraiá dos Idosos”.

Com a profissionalização do evento, o “Mossoró Cidade Junina” ganha novos polos. Um deles é o Polo Arraiá do Povo, com São João raiz, nos fins de semana, no Parque de Exposição Armando Buá (Feira do Bode). A programação iniciará às 11h, seguindo até as 18h, sendo um diferencial nesta edição, oferecendo programação diurna a todos.

O Polo Arraiá do Povo contará com palco para apresentações de atrações culturais, praça de alimentação e foi pensado para a família inteira. As bandas Bonde do Brasil, Cavaleiros do Forró, Kátia Cilene, Waldonys, Amazan, Bartô Galeno, Ferro na Boneca e Marina Elali foram confirmadas para o evento.

Outro diferencial da edição do MCJ é o Polo Poeta Antônio Francisco, que homenageia um dos maiores poetas do Nordeste, reconhecendo a importância da bagagem cultural do poeta mossoroense. Montado no Memorial da Resistência, a programação acontecerá de 7 a 24 de junho, com espaço para intervenções artísticas se apresentarem, além de uma exposição típica junina e tour com personagens da história da resistência.

O Polo Circo do Forró será montado na Praça da Convivência, com programação todos os dias, de 7 a 24 de junho. Enaltecendo as apresentações de artistas locais com muita música regional.

O “Chuva de Bala no País de Mossoró” é uma das maiores exibições teatrais a céu aberto do Brasil. O musical, patrimônio cultural dos mossoroenses, reconta a história de bravura e resistência à invasão do bando de Lampião a Mossoró na data de 13 de junho de 1927.

O espetáculo faz parte da programação do “Mossoró Cidade Junina”, que este ano completa 21 anos. As apresentações ocorrerão nos dias 7, 8, 9, 10, 11, 13, 15, 16, 17, 18, 22 e 23 de junho, continuamente às 21h, no adro da Capela de São Vicente, bairro Centro.

As festas juninas em Mossoró encerram no dia de São João, 24 de junho, com grande programação no “Boca da Noite”. Cláudia Leitte, o grupo Parangolé e atrações locais garantem a festa no Corredor Cultural, fechando o evento em grande estilo.


G1 RN

Postar um comentário

0 Comentários