O primeiro avião enviado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a operação de resgate de brasileiros na zona de conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas pousou em Roma, na Itália, na manhã desta segunda-feira (9).
Segundo a Aeronáutica, a aeronave modelo KC-30, com capacidade para até 230 passageiros, chegou à capital italiana às 7h48 no horário local (2h48, no horário de Brasília).
Até a última atualização desta reportagem, o governo ainda não tinha divulgado a lista de passageiros e o horário previsto de chegada do avião ao aeroporto Ben-Gurion, nos arredores de Tel Aviv.
O avião foi deslocado para a Europa para facilitar a logística de remoção dos brasileiros na área conflagrada. Até a noite de domingo (8), o Ministério das Relações Exteriores ainda tentava fechar o plano logístico para chegar a Israel e buscar os passageiros.
O Itamaraty também estuda a
possibilidade de enviar missões de repatriação ao "outro lado" das
hostilidades – os territórios palestinos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, por
exemplo. O contingente de brasileiros nessas localidades é menor, mas o acesso
pelo ar é também mais difícil.
Contatos para brasileiros
Segundo o Ministério das Relações
Exteriores, a embaixada do Brasil em Tel Aviv disponibilizou em seu site um
formulário para inscrição de brasileiros interessados nos voos de repatriação.
A embaixada transmitirá instruções para deslocamento ao aeroporto de Ben-Gurion
à medida que se confirmem os voos.
O site da embaixada é:
https://www.gov.br/mre/pt-br/embaixada-tel-aviv
G1 RN
0 Comentários
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Portal Rafael Fernandes.