A obra da engorda da Praia de
Ponta Negra chegou aos 55% de execução nesta quinta-feira (21) e avançou para a
área do calçadão da praia. A informação foi confirmada pela Prefeitura de
Natal.
Em outubro, o primeiro trecho, de
um quilômetro, foi liberado para uso dos banhistas. O trecho da praia fica
próximo aos hotéis da Via Costeira de Natal. O material é dragado de um banco
de areia localizado a cerca de 10 km da costa.
O município prevê o aterro de 4 km, ampliando para até 100 metros de largura a faixa de areia, na maré seca.
A obra da engorda foi paralisada no dia 3 de setembro, após a Funpec, contratada pelo município, ter identificado cascalho nos sedimentos retirados do banco de areia licenciado.
Porém, duas semanas depois foi retornada após a publicação de um decreto emergencial por conta do avanço do mar na área.
Durante o retorno da obra, o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Natal (Semurb), Thiago Mesquita afirmou que a prefeitura trabalha com a possibilidade de concluir a obra até 5 de dezembro.
Relembre a obra
Em junho, a draga contratada
chegou à cidade, mas as licenças ambientais ainda estavam pendentes no Idema.
Em julho, sem autorização, a draga deixou Natal. No mesmo mês, a Justiça determinou a emissão da licença, concedida em 23 de julho com 80 condicionantes.
A obra foi iniciada em 30 de agosto, mas paralisada em 3 de setembro após problemas na jazida de areia serem identificados pela Funpec.
Em 20 de setembro, um decreto de emergência foi publicado pela prefeitura, justificando a busca por uma nova jazida, que foi localizada a 10 km da costa.
A intervenção foi retomada em 21 de setembro com a nova jazida, enquanto a prefeitura alegou que o decreto dispensava a necessidade de uma nova licença ambiental.
G1 RN
0 Comentários
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Portal Rafael Fernandes.