Business

Secretário de Recursos Hídricos discute Gestão com a ANA

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Leonardo Rêgo, esteve reunido em Brasília, com técnicos da Agência Nacional de Água (ANA) para discutir o apoio da instituição no que diz respeito à Gestão de Recursos Hídricos no Rio Grande do Norte. A reunião foi dirigida pelo Diretor de Gestão da ANA, Paulo Varela e também contou com a presença de alguns superintendentes da agência e da Coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Joana Medeiros.

Na ocasião foram apresentadas as principais ações desenvolvidas pela ANA no Estado com ênfase no Plano de Bacia do Piranhas-açu, na operação da Sala de situação instalada na sede da Semarh e na problemática de alocação de água na bacia do Piranhas-açu em virtude da estiagem. Inclusive, este último item será objeto de uma reunião nos próximos dias 2 e 3 de julho,  entre os técnicos da Semarh, da Agência Executiva de gestão de Águas da Paraíba (AESA) e do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca.

Outro assunto abordado na reunião foi o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão). Segundo Joana Medeiros, esse pacto é uma iniciativa da ANA para estimular os estados a fomentarem as ações no que diz respeito à Gestão de Recursos Hídricos. “Assim que aderir ao pacto, o estado recebe R$ 750 mil que poderá ser investido em criação de Comitês de Bacias Hidrográficas, monitoramentos de corpos hídricos, elaboração de planos de bacia, implantação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos, entre outros”, ressaltou a Coordenadora.


Fonte: Blog do JP.