Business

IBGE irá coletar dados de mais 2 mil potiguares para pesquisa da Saúde


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou na manhã desta segunda-feira (12), às 8h30, no Praiamar Hotel, o treinamento de 30 concursados temporários que vão realizar a Pesquisa Nacional de Saúde no Estado do RN. A pesquisa é uma iniciativa do Ministério da Saúde e pretende realizar a coleta de dados sobre o estado de saúde e o estilo de vida de moradores de aproximadamente 2.300 domicílios potiguares.

Segundo o coordenador estadual da Pesquisa Nacional de Saúde, Damião Ernani, uma pessoa de cada residência visitada será escolhida para realizar medidas de peso, altura, circunferência da cintura e pressão arterial.

Damião explica que 25% das pessoas visitadas farão exames de sangue e urina e terão os resultados coletados disponibilizados por e-mail, correspondência ou pessoalmente no laboratório credenciado.

A Pesquisa foi idealizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). No Rio Grande do Norte vai ser realizada em 60 municípios, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública e as secretaria municipal.

“A Secretaria Municipal de Saúde será responsável por dar o suporte, uma vez que as Unidades de Saúde darão retaguarda às pessoas que necessitarem de um encaminhamento específico. Os pesquisadores serão treinados durante uma semana e darão início à pesquisa no próximo dia 19 de agosto”, explicou Damião.

Segundo o chefe do IBGE no estado, Aldemir Freire, o principal objetivo dessa pesquisa é analisar o estado de saúde e sócio econômico do brasileiro e avaliar o atendimento realizado pelo Sistema Único de Saúde à população.

Fonte: Blog do JP.