Business

Conheça a primeira imagem de Santa Luzia de Rafael Fernandes/RN




Faltando pouco mais de três meses para a festa da padroeira de Rafael Fernandes (Santa Luzia), resolvemos então abordar um ícone símbolo do início de toda a fé a esta santa aqui no município, trata-se da primeira imagem de Santa Luzia em Rafael Fernandes/RN.

Com quase um século ela foi adquirida pela senhora Umbilina devota de Luzia, e residente no então povoado de Varzinha, a mesma foi comprada em Juazeiro do Norte-CE, por volta de 1917/1918, conta-se que após alcançar uma graça com a Santa, Dona Umbilina resolveu ir até a cidade cearense comprar uma imagem e também um cordão de Santa Luzia. A partir de então começaram a rezar no povoado novenas em honra à santa e no mesmo período que a festa de Mossoró (03 a 13/12), de fato isto ocasionou o inicio de uma jornada para então mais tarde dar-se os primeiros passos a formação de cidade, tendo como ápice a construção de uma capela no ano de 1942.


Desde então com o passar dos anos, a Festa de Santa Luzia em Rafael Fernandes é hoje uma das maiores e mais tradicionais da região Oeste do estado, são milhares de devotos que durante os 10 dias de festa (03 a 13/12) de cada ano vem à cidadezinha oestana reviver e celebrar a fé em Luzia.

CURTA: Facebook.com/PortalRafaelFernandes