Business

Parabéns Rafael Fernandes pelos seus 51 anos de Emancipação Política

Parte da Av. Egídio Chagas - Rafael Fernandes (2014)


Hoje o município potiguar de Rafael Fernandes comemora a data de sua emancipação política, o 21 de outubro é um marco na vida e na história do povo ralaelense quando naquele ano de 1963 a vila de Varzinha desmembrava-se do município de Pau dos Ferros, tornando-se um município independente.

Um pouco de Nossa História

Vista Parcial de Rafael Fernandes/RN (1996)


O município teve o seu povoamento iniciado na segunda metade do século XIX, em face dos recursos naturais disponíveis, que contribuiriam para o desenvolvimento de inúmeras atividades econômicas, tais como agricultura, pecuária e a pesca. Uma demonstração disto é que a maioria das comunidades rurais, inclusive a sede do município, foi formada as margens do Rio Apodi – Mossoró, haja vista a fertilidade do solo e facilidade para explorá-lo.

Sangria do Centenário Açude Gangorra/Santana (2011) - Este reservatório
é o mais antigo do RN, sendo construído por volta de 1908, e tem capacidade para
 7 000 000 metros cúbicos d’agua.

Vista do Açude Gangorra/Santana (2011)
A partir deste período foram se formando pequenos núcleos familiares nas atuais comunidades rurais de Gangorra, Espaduado, Vazinha (atual sede do município), Maretas e Malhada Alta.

 Ao longo do curso do Rio Apodi-Mossoró foram formando, principalmente, no período de estiagem, pequenas Várzeas, que eram pontos de paradas, onde os vaqueiros seguindo a rota das estradas-das-boiadas deixavam o gado solto nas propriedades - que não eram cercadas - para descanso e alimentação a fim de agüentar e não chegar magro no mercado onde se dava o abate e a comercialização.

Andor com a Imagem de Santa Luzia (2013) - Padroeira de Rafael Fernandes, um dos ícones principais na fundação do município.

Era comum, a comunicação entre os vaqueiros, ao afirmar que o gado se encontravam alimentando nas várzeas, depois varzinha e devido ao costume local tonou-se Vazinha. Este povoado foi elevado a Distrito através da Lei Estadual nº 56 de 21-12-1953 e passou a usar o nome de Rafael Fernandes.

Foi elevado à categoria de município com a denominação de Rafael Fernandes, pela Lei Estadual nº 2964, de 22-10-1963, de autoria do Deputado Estadual Israel Ferreira Nunes, na gestão do Ex-Governador Aluisio Alves, sendo desmembrado de Pau dos Ferros. Foi instalado em 07/02/1965, tendo como primeiro Prefeito Constitucional o senhor Antonio Justino de Oliveira. 

Logo mais a noite estarão se apresentando em praça pública, as bandas: Bonde do Brasil o Sanfoneiro Fernando Farias e o Cantor André Luví, encerrando a SECARF 2014 em alusão aos 51 anos de história do município de Rafael Fernandes/RN, venha você também comemorar conosco.!


Imagens: Arquivo do Portal Rafael Fernandes
Fonte: Da redação com informações do Blog Rafael Fernandes "Nossa Vida, Nossa História".