Business

Secretaria de Saúde notifica 16.777 casos suspeitos de dengue no RN



A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) anunciou que 16.777 casos suspeitos de dengue já foram notificados no estado desde o começo do ano. De acordo com o boletim divulgado pela Sesap ontem terça-feira (8), do total de casos notificados, 898 já foram confirmados. O número de notificações é 165,42% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Segundo os dados apresentados pela Sesap, os casos foram notificados em 119 municípios do estado. De acordo com os dados do boletim, 35 municípios registraram alta incidência de dengue, 22 estão com incidência média, 62 com baixa incidência e 48 municípios ainda não notificaram nenhum caso de dengue, o que é considerado pela secretaria uma incidência silenciosa.
O boletim da secretaria também apresenta os dados das notificações de casos de infecção pelo vírus da zika e de chikungunya no estado. De acordo com os dados, foram notificados 1.308 casos suspeitos de zika e 1.401 casos de chikungunya. Em 2015, foram registrados 83 notificações de vírus da zika e 4.358 de chikungunya no RN.
Notificações

De acordo com a Sesap, a sala de situação montada para receber denúncias relacionadas a dengue já recebeu 1.495 denúncias de possíveis focos de Aedes aegypti. Segundo a Sesap, 941 denúncias chegaram por meio do aplicativo de celular 'Observatório da Dengue',desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A maior parte das denúncias são relativas ao município de Natal, seguido de Parnamirim.

G1 RN
Imagem: Pesquisa Google