Business

Após ser questionada por seu partido, Zenaide reafirma voto contra PEC e viraliza na web



Um vídeo em que a deputada Zenaide Maia, do PR/RN, defende a sua posição contrária à PEC 241 – do limite de gastos, ganhou repercussão nacional nas redes sociais e já alcançou quase 4 milhões de internautas. A maior parte das visualizações aconteceu em seu estado, o Rio Grande do Norte. Em seguida SP, RJ, e MG são os estados em que houve mais visualizações.
No vídeo, a deputada explica por que decidiu se posicionar contra a emenda. A sua trajetória de médica no serviço público, vendo pessoas morrerem por falta de recursos e de assistência adequada, de equipamento, de material, de medicamento soou mais alto do que a orientação partidária ou os interesses parlamentares do mandato, como a indicação para participação de pelo menos 3 comissões importantes como a de saúde e seguridade social e de pessoas com deficiência, que ela perdeu como punição do partido pelo seu posicionamento.

Deputada de primeiro mandato sem nunca ter disputado cargo político antes, Zenaide tem se destacado por uma postura que destoa da maioria dos políticos. Irredutível em suas convicções e apegada às causas sociais, ela tem tido posições muito elogiadas nas redes sociais – algo raro para um político na atual conjuntura. Muitos dos que expressam apoio à deputada se declaram não terem sido seus eleitores.

Por outro lado, a deputada enfrenta dificuldades com a cúpula de seu partido que cobra obediência às suas orientações, sobretudo em assuntos de interesse do atual governo, como é o caso da PEC 241 em que o PR decidiu ‘fechar questão’ a favor da aprovação da matéria.
Pelo que se tem visto Zenaide não está disposta a rever suas posições e o apoio popular que tem recebido pode ser o oxigênio de que precisa para enfrentar as restrições partidárias que estão por vir.