Business

Emparn prevê bom inverno para 2017 no Rio Grande do Norte



O serviço de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) prevê que o inverno para o ano de 2017 será normal, podendo ser acima da média para a região do semiárido, interrompendo a sequência de cinco anos de seca. A informação foi confirmada pela manhã de ontem (19) pelo chefe do setor de meteorologia do Governo do Estado, Gilmar Bristot.
Segundo o profissional, as condições mostradas pelos modelos meteorológicos mostram uma forte atuação do fenômeno La Niña no oceano Pacífico, com o esfriamento da água semelhante ao que ocorreu entre os anos de 2008 e 2009. Nesses dois anos, no Rio Grande do Norte, a estação chuvosa fez transbordar açudes e barragens.
Gilbar Bristot antecipou o prognóstico se contrapondo aos boatos que circulam nas redes sociais sobre previsões de mais um ano de seca para o semiárido do Rio grande do Norte. Em entrevista concedida à InterTV Cabugi, meteorologista disse que as condições são ideais e muito diferentes àquelas registradas nos últimos anos.
“É nossa obrigação tranquilizar o agricultor e criador do nosso Estado diante de boatos que estão circulando nas redes socais de que 2017 será um ano de seca. Trata-se de um quadro bem parecido com 2008, que acabou se estendendo nos anos seguintes”, reforçou Bristot.
A Emparn monitora o comportamento das temperaturas no Oceano Atlântico, também importantes à manutenção do prognóstico.