Business

Chamadas entre telefones fixos e móveis ficarão mais baratas



A partir do próximo dia 25 as tarifas de interconexão (remuneração do uso de rede) entre as empresas de telefonia fixa e móvel serão reduzidas. A queda dos valores de interconexão entre as ligações locais e interurbanas será  repassada para os preços cobrados dos consumidores.
Os valores das chamadas locais de fixo-móvel terão redução de 16,49% a 19,25%. Já as ligações interurbanas terão queda entre 7,05% a 12,01%.  Elas vão continuar caindo ano a ano até 2019, conforme  decisão tomada pela Anatel em 2014.
Desde o ano passado, a tarifa de conexão começou a ser calculada no “Modelo de Custo”, que permite à Anatel verificar o custo real das empresas, por exemplo, quanto ela gasta com equipamentos e organização interna.
Ao mesmo tempo em que a tarifa é reduzida, as empresas de telecomunicações do país devem aumentar os investimentos na ampliação das redes de dados, na qualidade de serviços e de atendimento aos consumidores. As tarifas de interconexão foram usadas para subsidiar a instalação de redes.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (15.02).

Blog do JP, Imagem: ilustrativa