Business

Mais uma: Conta de energia ficará mais cara em quatro estados do nordeste a partir de sábado, RN está na lista




A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem (18) os reajustes anuais para distribuidoras do Rio Grande do Norte, da Bahia, de Sergipe e do Ceará. As novas tarifas começam a valer no próximo sábado (22).
Para os consumidores atendidos pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), a conta de luz vai aumentar 3,11% no caso dos consumidores residenciais e 4,07% para as indústrias. A distribuidora atende 1,3 milhões de unidades consumidoras localizadas no estado do Rio Grande do Norte.
O reajuste da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) será de 2,82% para os consumidores residenciais e de 3,5% para as indústrias. A Coelba atende 5,8 milhões de unidades consumidoras em 415 municípios da Bahia.
Também haverá aumento para os clientes da Energisa Sergipe Distribuidora de Energia (ESE). A alta será de 8,16% para os consumidores residenciais e de 11,36% para os consumidores industriais. A empresa atende 748 mil unidades consumidoras localizadas em 63 municípios do Sergipe.
A Aneel também definiu hoje que haverá uma redução de 0,33% nas tarifas para os consumidores residenciais atendidos pela Companhia Energética do Ceará (Coelce). Já para as indústrias atendidas pela distribuidora haverá um aumento de 1,44%. A empresa atende 3,4 milhões de unidades consumidoras localizadas em 184 municípios do Ceará.
Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Aneel considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais. Com informações da Agência Brasil.

Da redação com Diário do Sertão