Business

Pau dos Ferros comemora 162 anos de Emancipação Política



A princesinha do Oeste, como é popularmente conhecida celebra nesta terça 04, os seus 162 anos de emancipação política.

História 

Durante muito tempo, a região do atual município de Pau dos Ferros foi habitada pelos índios panatis até que, entre finais do século XVII e início do século XVIII, vaqueiros e viajantes que cruzavam o sertão descobriram um curso de água, mais tarde batizado de Rio ApodiEm 1717, na época do Brasil Colônia, o senhor Manoel Negrão se tornou o primeiro donatário de uma sesmaria, que foi posteriormente doada ao coronel baiano Antônio da Rocha Pita, proprietário de grandes terras localizadas nas províncias do Ceará e Rio Grande do Norte. 



Com sua morte, em 1733, essa sesmaria, denominada "Pau dos Ferros", foi herdada por seus filhos Francisco da Rocha Pita, Luiz da Rocha Pita Deusdará, Simão da Fonseca e Maria Joana, Em 1761, o povoado foi integrado à vila de Portalegre que, por se localizar em serra, distante 33 quilômetros do povoado de Pau dos Ferros, trazia prejuízos ao comércio local e dificultava o acesso das pessoas. 

Em toda a zona oeste do Rio Grande do Norte só existiam três povoados, Apodi, Portalegre e Pau dos Ferros, sendo que apenas o último, devido à sua localização estratégica e privilegiada entre duas grandes serras, tinha um crescimento regular. Ao mesmo tempo, outros dois povoados, situados em serra, começavam a ter destaque: Luís Gomes e São Miguel.

Emancipação Política

Finalmente, em 23 de agosto de 1856, um novo projeto apresentado pelo deputado provincial Bevenuto Vicente Fialho na assembleia provincial em Natal. Este projeto foi aprovado e se transformou na lei provincial n° 344, sancionada em 4 de setembro daquele ano pelo governador Antônio Bernardo Passos, elevando o povoado à categoria de vila, desmembrando-a de Portalegre, quase cem anos após a criação da freguesia de Nossa Senhora da Conceição. O nome "Pau dos Ferros" vem de uma árvore, mais precisamente de marcas fixadas com ferro em brasa numa oiticica muito frondosa que, pela sua grande dimensão, oferecia uma farta sombra e servia de local para o repouso dos vaqueiros, que chegavam cansados de longas caminhadas.

Hoje com cerca de 30 mil habitantes, o município de Pau dos Ferros é a principal cidade do Alto Oeste do estado, servindo como ponto principal de comércio para 36 outros municípios, é também polo universitário pois abriga além da UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte), um campus do IFRN, UFERSA, e também universidades particulares.

Pau dos Ferros é cidade mãe de Rafael Fernandes, o município distante cerca de 9km, pertenceu até 1963 como vila da princesinha do oeste. Foi emancipada recebendo o nome do ilustre Pau-ferrense; Rafael Fernandes Gurjão, que foi médico, empresário, e governador do estado do Rio Grande do Norte. 

Com forte ligação em vários aspectos, inclusive na religião a cidade de Rafael Fernandes pertence até hoje à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Pau dos Ferros, além da Comarca e boa parte do abastecimento d'água, que é proveniente da Barragem Pública que está localizada entre os dois municípios.



Redação com Wikipédia