segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Governo do RN discute recuperação de reservatório na região Oeste; obra deve custar R$ 9,1 milhões

Parede da barragem nunca passou por uma manutenção em sua história recente, segundo o próprio governo do RN - Foto: Divulgação/Governo do RN


O governo do Rio Grande do Norte anunciou esta semana que vai reformar a barragem do Apanha Peixe, uma das maiores da região Oeste potiguar. O reservatório fica em Caraúbas e tem capacidade para armazenar até 10 milhões de metros cúbicos de água.



Deteriorada ao longo dos últimos anos, a estrutura do reservatório deve ser recuperada por meio do Governo Cidadão, projeto realizado em parceria com o Banco Mundial. A parede da barragem nunca passou por uma manutenção em sua história recente, segundo o próprio governo.

As obras estão orçadas em R$ 9,1 milhões, e contam com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. O objetivo principal do investimento é recuperar a estrutura da barragem para garantir segurança para quando o reservatório estiver cheio. O volume atual da lagoa é de 72,5%.


“Mesmo sem ainda ter assumido oficialmente a pasta de Gestão de Projetos, Fernando Mineiro articulou uma série de reuniões esta semana para agilizar a homologação do processo licitatório da Apanha Peixe, concluído em dezembro. A preocupação é iniciar as obras antes que o inverno chegue e comprometa ainda mais a estrutura da barragem”, ressaltou a assessoria do Governo Cidadão.

G1 RN