sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Previsão é de mais chuva neste fim de semana na região Nordeste, diz meteorologia

Foto: Janilton Nicolau. Sobral/CE


As áreas de instabilidade ainda crescem sobre o Nordeste e vão provocar mais chuva ao longo desta sexta-feira (18). O tempo segue mais instável pelo litoral norte da Região, mas o interior também estará sujeito à fortes pancadas de chuva. 

Em Rafael Fernandes, choveu 23 mm, nesta madrugada, a chuva veio acompanhada de trovões e relâmpagos, o que deixou boa parte da zona rural do município sem energia elétrica, apenas nesta manhã o serviço foi restabelecido. 

As nuvens carregadas estão conseguindo se formar pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e pelos ventos que sopram do oceano. O céu fica com muita nebulosidade no norte do Maranhão, litoral do Piauí, em quase todo o estado do Ceará e do Rio Grande do Norte. A chuva acontece a qualquer hora com alerta para temporais. 

Os ventos encontram o calor do Sertão e isso também vai facilitar a ocorrência de nuvens de chuva. O sol aparece mais forte pelo interior, mas há previsão de pancadas de chuva com raios entre à tarde e a noite. Há chance de chuva forte no interior do Maranhão, do Piauí, do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco"Nesta sexta-feira, a chuva pode ser considerável e cair forte em áreas do Sertão", afirma o meteorologista Daniel Orlandi.

Já o litoral leste nordestino, continua com chuva passageira por conta da brisa que sopra do mar. O sol predomina e a chuva é rápida, no máximo moderada, entre o litoral da Paraíba e da Bahia, inclusive nas capitais. 

Já o interior da Bahia permanece sem chuva. A massa de ar seco que vem predominando sobre o estado ainda vai afastar a possibilidade de chuva nesta sexta e por mais alguns dias. 

Fim de semana 

As pancadas de chuva vão continuar durante o fim de semana e a tendência será da instabilidade também na costa leste do Nordeste.  No domingo (20), as capitais Natal (RN), João Pessoa (PB) e Recife (PE) poderão ter chuva forte.

Redação com Climatempo