Business

Açude Santana (Gangorra), começa a receber volume de água

Imagem do Açude de Santana, registro do dia 25/03 - Foto: Douglas Diógenes


O maior e principal reservatório do município de Rafael Fernandes, açude Santana popularmente conhecido como açude da Gangorra, começou a receber um grande volume de água em decorrência das chuvas das últimas 24h.



Nos últimos anos devido ao baixo volume de chuvas, o açude chegou ao nível extremo ficando completamente seco, sua última sangria ocorreu em abril de 2011.



Situação essa que vem mudando após as boas chuvas deste mês de março, com isso o reservatório saiu do seu nível crítico, mas ainda não temos a quantidade de água em metros cúbicos, pois estamos aguardando uma leitura feita pelos órgãos estaduais naquele reservatório.

Com as chuvas caídas ontem no município, e na própria comunidade que chegou aos 100 mm, o cenário mudou, tendo em vista também as águas vindas de outras localidades como; Riacho de Santana e Água Nova que também registraram bons índices pluviométricos, fazendo com que o Açude de Santana recebesse um bom volume.

Com capacidade total para mais de 7 milhões de metros cúbicos, aguardamos com fé, vê-lo cheio ainda este ano. Segundo a previsão da EMPARN, o mês de abril terá chuvas dentro do normal à acima do normal.


Redação