Business

Governo condiciona retomada gradual das atividades econômicas no RN em 17 de junho a nível de ocupação de leitos

Comércios vão poder retomar atividades gradualmente caso haja
diminuição nos leitos e no contágio - Foto: Elisa Elsie


O Governo do Rio Grande do Norte publicou nesta quinta-feira (4) um novo decreto renovando as medidas de isolamento social e aumentando a restrição na circulação de pessoas no estado no combate ao novo coronavírus. Nesse novo documento, o Poder Executivo expôs o cronograma para a retomada das atividades econômicas no RN, que tem previsão para começar no dia 17 de junho de forma "gradual".

 

Segundo o documento, é essencial, no entanto, que para a implementação inicial desse plano haja uma desaceleração da taxa de contágio do novo coronavírus "de maneira sustentada" e "a ocupação dos leitos públicos de UTI seja inferior a 70%".

 

A retomada das atividades econômicas será dividida em quatro fases de 14 dias cada. "Para cada fase de abertura está previsto um bloco de atividades a serem progressivamente liberadas em frações de tempo distintas", diz o decreto estadual.

 

O documento aponta que inicialmente vão voltar as atividades que tenham "maior capacidade de controle de protocolos, que gerem pouca aglomeração e que se encontram economicamente em situação mais crítica".

 

O funcionamento dos estabelecimentos só poderá acontecer com o cumprimento de protocolos específicos de segurança sanitária. Colaboradores e clientes devem também cumprir os protocolos, ordenados pelos proprietários das lojas.

Ao passo que forem liberadas, as atividades vão ser gerenciadas por um comitê de monitoramento específico a ser designado pelo governo do RN. Esse comitê poderá, se necessário, fazer o adiamento das fases de reabertura, "bem como o recrudescimento das medidas", caso seja verificada a tendência de crescimento dos indicadores da Covid-19 após as medidas.

 

O Poder Executivo informou ainda que o plano também poderá ser implementado de maneira e em momentos diferentes em cada região do estado, tendo em vista "as peculiaridades, as ocupações de leitos e os dados epidemiológicos locais".

 

Regras

Para garantir a saúde de funcionários e clientes, os estabelecimentos autorizados a abrirem após o plano de retomada devem funcionar garantindo o distanciamento de pelo menos 1,5m entre as pessoas, impedindo a entrada de pessoas dos grupos de risco e infectados pelo novo coronavírus, além de proibirem pessoas sem máscaras de proteção.

 

As lojas também devem estabelecer horários alternativos para diminuir a possibilidade de aglomeração e concentração de pessoas nos estabelecimentos. Além disso, devem também planejar horários alternados para o trabalho dos colaboradores como forma de proteção.

 

Outra determinação do Executivo no plano de retomada é que as empresas mantenham o teletrabalho para as atividades que puderem ser feitas nesse modalidade.

 

Além disso, as empresas devem "implementar medidas de prevenção nos locais de trabalho, destinadas aos trabalhadores, usuários e clientes" e "realizar ampla campanha de comunicação social da empresa junto aos seus colaboradores, funcionários e clientes".

G1 RN

Postar um comentário

0 Comentários