Em mais um importante
investimento na área da saúde, o Governo do RN inaugurou um novo centro
cirúrgico no Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, conhecido como Hospital
Regional do Seridó, em Caicó, na quarta-feira 8. Investimento que amplia a
capacidade de atendimento à população, evitando que muitos desses pacientes
precisem viajar à capital em busca de acesso e esses procedimentos. A ação
mantém a política de gestão para interiorização e descentralização na área da
saúde no Rio Grande do Norte.
A nova estrutura, que contempla
não apenas a reforma, mas também a modernização, proporciona mais dignidade e
respeito aos pacientes que não precisam mais sair da sua região para ter acesso
à saúde de alta complexidade. Além do centro cirúrgico, o Governo do RN
implantou a sala pós-anestésico do Hospital Regional de Caicó. Agora o hospital
poderá realizar mensalmente aproximadamente 120 cirurgias, sendo 30
procedimentos gerais e 90 ortopédicos.
A governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância da obra para proporcionar mais dignidade e respeito aos pacientes que não precisam mais sair da sua região para ter acesso à saúde de alta complexidade. “Com muita alegria entregamos a reforma e modernização de uma sala de cirurgia, inauguramos mais um centro cirúrgico e implantamos a sala pós-anestésico do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, em Caicó. Agora o hospital poderá realizar mensalmente cerca de 120 cirurgias, sendo 30 procedimentos gerais e 90 ortopédicos”, disse.
A capacidade do novo centro cirúrgico foi ampliada e agora passa a contar com duas salas cirúrgicas. O local recebeu reforma completa das redes elétrica e hidráulica, expansão da rede de gases, central de materiais, expurgo, pintura e vestuários internos. Além disso, foi criada uma sala de recuperação pós anestésica, onde o paciente, após ser submetido a cirurgia, vai dispor de ventilação mecânica, monitoramento continuado, equipe para o acompanhamento, além de medicação e outros insumos.
“Quem ganha com isso é a
população, que vai ter acesso a um serviço de qualidade”, disse o diretor do
hospital, Caio Dantas.”
A obra é mais um investimento do Governo do Estado na regionalização da Saúde do Rio Grande do Norte para realizar mais cirurgias nos hospitais regionais e assim diminuir a espera dos potiguares por esses serviços.
Sesap avança na modernização da gestão da Saúde Pública no RN
Em busca da modernização dos
processos de gestão, a Secretaria de Estado da Saúde Pública assinou convênios
com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Metrópole
Digital (IMD).
“Uma das minhas diretrizes ao assumir a gestão foi buscar institutos que pudessem ser parceiros na área da Saúde. Começamos por adotar o sistema de informação da Universidade e queremos avançar cada vez mais. No campo da inovação e da tecnologia, já temos um avanço, quando olhamos para trás. Desenvolvemos parcerias em vários sistemas para modernizar processos e salas de situação. Essa modernização da gestão fornece importantes subsídios para a tomada de decisões na saúde pública. Estamos na era da saúde digital e queremos deixar esse avanço como legado para a próxima gestão”, ressaltou Cipriano Maia, secretário de estado da Saúde.
Agora RN
0 Comentários
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Portal Rafael Fernandes.