Business

RN terá construção de mais quatro estações de trem em 2024, diz CBTU

 


A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Rio Grande do Norte revelou que o estado terá a construção de quatro novas estações no próximo ano, iniciativa que faz parte do projeto de expansão do sistema ferroviário potiguar.

No último dia 30, a deputada federal Natália Bonavides (PT) anunciou que destinará R$ 8,3 milhões em emendas de bancada para a construção de estações de trem nos conjuntos Soledade e Santa Catarina, e também na Avenida Capitão-Mor Gouveia, em Natal. Segundo o superintendente da CBTU no RN, João Maria Cavalcanti, o investimento será suficiente e as obras já serão executadas no ano que vem.

“É direito do trabalhador acessar toda a cidade. Acredito que esse investimento leva à CBTU para um novo momento. O sistema de trens é muito importante na mobilidade de Natal e da Região Metropolitana. Sabemos que o transporte público em Natal tem sérios problemas, o serviço oferecido à população é caótico, são ônibus cheios, que não passam frequentemente, que quebram a todo momento”, defendeu a parlamentar.

Para Natália Bonavides, investir em alternativas de transporte é uma das soluções para melhorar a mobilidade urbana. “Temos acompanhado essa situação e tivemos relatos de pessoas que acordam às 4h da manhã para chegar no trabalho às 7h e por conta do trânsito e da falta de ônibus ainda chegam atrasadas. Oferecer uma outra forma de transporte sem dúvidas vai garantir mais direitos”.

Hoje, o projeto de expansão planejado pela CBTU tem quatro fases ao todo. A fase 1, ou inicial, é a realização de melhorias e reestruturação do sistema que existe na Grande Natal, de Parnamirim a Ceará-Mirim. Já a segunda fase é a expansão do sistema, que é via shoppings e aeroporto. A fase 3 é a linha que sairia da Zona Norte de Natal até o aeroporto – que já foi iniciada e executada 4 quilômetros. Já a fase 4, iniciada na gestão anterior, revitalizou o trecho entre Parnamirim e Nísia Floresta.

A atual gestão retomará o projeto na fase 1, que é a reestruturação e requalificação do sistema. “A deputada federal Natália Bonavides destinou emenda para a construção de três estações (Soledade, Santa Catarina e Av. Capitão Mor-Gouveia) da fase inicial. Estamos juntando essas fases, aliando com a emenda e o projeto. O presidente da CBTU, José Marques, se comprometeu a destinar recursos para a construção de mais uma estação (Estação Padre João Maria)”, explicou o superintendente.


AGORA RN

Postar um comentário

0 Comentários