Business

Última sangria do Açude Gangorra completa 1 ano, e reservatório ainda não recebeu grandes volumes em 2024

Sangria do Açude Santana em 10/04/23 -  (foto: Douglas Diógenes - arquivo)

 


Neste sábado (06), completa 1 ano da última sangria do Açude Santana (Gangorra), quando naquele abril de 2023, o reservatório atingiu sua capacidade máxima.

O registro de sangria em 06 de abril de 2023, foi comemorado com festa pelos rafaelenses, que aguardavam ansiosos por aquele momento.

O açude Santana, popularmente conhecido como açude da Gangorra, tem capacidade total para armazenar 7.000.000 m3, (sete milhões de metros cúbicos de água), foi construído entre os anos de  1908 e 1912 pelo DNOCS, e teve sua primeira sangria registrada em 1915, o reservatório está localizado na zona rural de Rafael Fernandes, distante cerca de 4 km da cidade.

Mas em 2024 a realidade ainda é um pouco diferente, já que o principal açude do município de Rafael Fernandes, ainda não recebeu grandes volumes de água, mesmo com a frequência de chuvas na localidade e comunidades próximas, não foram suficientes para que o açude recebesse bons aportes de água. Como dizem os agricultores “o inverno está fino esse ano”.

Ansiosos para vermos o nosso açude transbordar novamente, pedimos a Deus boas chuvas para os próximos meses, para assim comtemplarmos o espetáculo das águas no “Centenário Açude da Gangorra.”


Redação por Douglas Diógenes

Postar um comentário

0 Comentários