O mês de julho de 2024 marcou o
recorde de atendimentos a vítimas de acidentes de motocicleta no Hospital
Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). A unidade, que é a principal porta de
urgência e emergência na Região Metropolitana, recebeu 860 pessoas ao longo dos
31 dias, representando uma média de 27,7 pessoas por dia.
O número supera em cem pessoas o recorde anterior, que foi exatamente um ano antes, em julho de 2023. E representa ainda um crescimento de 13,6% em relação a junho, que teve 757 pessoas atendidas por queda de moto. Essa foi a primeira vez também que o hospital viu o quantitativo de acidentados por motocicleta cruzar os 770 em um só mês.
Para enfrentar a situação, o
Governo do Estado, com a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde Pública
(Sesap) e participação de diversos outros órgãos, vem intensificando nos últimos
meses o trabalho de educação e fiscalização no trânsito, em especial na Região
Metropolitana, por meio do Programa Vida no Trânsito.
Soma-se a isso a campanha de conscientização recentemente lançada pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran-RN). O trabalho de comunicação conduzido pelo Detran-RN com enfoque na quantidade de motociclistas acidentados atendidos no Walfredo visa sensibilizar os motociclistas para buscar a redução do número de acidentes.
TENDÊNCIA
Na mesma tendência, o HMWG também registrou na porta do pronto-socorro Clóvis Sarinho um aumento de atendimentos em outras áreas de especialidade da unidade, tendo todas elas atingido o número mensal máximo de 2024. Em ortopedia, o aumento foi de 10,3%, passando de 1521 casos em junho para 1678 em julho. Já os casos suspeitos de acidente vascular cerebral subiram 27,8% em um mês, saindo de 355 em junho para 454 no mês seguinte.
No total, a porta de urgência recebeu 6484 pessoas, o maior do ano, representando um aumento nominal de 621 atendimentos e de 10,5% na demanda total. O maior número do ano até então tinha sido em março, com 6049 atendimentos no pronto-socorro. Entre as mais de seis mil pessoas atendidas, 1444 delas ficaram internadas no hospital.
AGORA RN
0 Comentários
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Portal Rafael Fernandes.