Business

Governador assina retomada de obras do sistema adutor do Alto Oeste




O governador Robinson Faria esteve na tarde de ontem (30) em Pau dos Ferros com a finalidade de participar de uma reuniĆ£o para discutir a crise hĆ­drica com prefeitos da regiĆ£o. Na ocasiĆ£o, ele assinou a ordem de serviƧo da retomada das obras do Sistema Adutor do Alto Oeste, paradas desde 2013. ApĆ³s a finalizaĆ§Ć£o das obras, dez municĆ­pios terĆ£o seu abastecimento de Ć”gua regularizado, dos quais trĆŖs estĆ£o em colapso.
"Estou aqui com minha equipe tĆ©cnica da Semarh, Caern e Igarn para discutirmos os problemas da regiĆ£o no que diz respeito Ć  crise hĆ­drica. A seca jĆ” castiga nosso estado hĆ” muitos anos. Mas nĆ£o podemos mais pensar em modelos paliativos, porque as pessoas estĆ£o cansadas. Precisamos planejar para os prĆ³ximos anos", disse o governador, apresentando uma medida prĆ”tica do seu Governo: "A retomada do sistema adutor do Alto Oeste Ć© um exemplo prĆ”tico disso; uma obra que estava parada hĆ” mais de dois anos", disse ele para um auditĆ³rio lotado da VI Unidade Regional de SaĆŗde.
De acordo com o secretĆ”rio de Meio Ambiente e dos Recursos HĆ­dricos, Mairton FranƧa, sĆ£o 11 cidades em colapso. Dessas, dez estĆ£o no Alto Oeste. "Por isso, essa regiĆ£o necessita tanto de nossa atenĆ§Ć£o", disse FranƧa, que repassou para os participantes algumas medidas do Governo do Estado.
 "AtĆ© hoje nessa gestĆ£o jĆ” foram perfurados mais de 150 poƧos. O abastecimento com carros pipa foi estendido tambĆ©m para as zonas rurais. Estamos ousando, como sempre diz o governador, instalando em JoĆ£o CĆ¢mara um projeto piloto de um dessalinizador, movido a energia solar, dentro do Programa Ɓgua Doce", informou FranƧa, acrescentando que esse Programa emancipa a comunidade porque elas passam a gerir a Ć”gua dessalinizada.

Fonte: Nominuto.com