quinta-feira, 16 de julho de 2015

Governo disponibiliza mais 100 agentes de segurança para a Festa de Sant´Ana em Caicó

Festa de Sant'Ana em Caicó é uma das maiores do Estado,
 FOTO: Pesquisa Google.


Representantes do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-E) do Governo do Estado e da Prefeitura de Caicó estiveram reunidos, na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), para discutir o planejamento operacional a ser executado durante a Festa de Sant´Ana que acontece no período de 22 de julho à 2 de agosto. Ao todo mais de 100 agentes de segurança pública estarão atuando diariamente no evento. O governador Robinson Faria, o prefeito Roberto Germano e o deputado estadual Álvaro Dias participaram da apresentação do plano.  

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte atuará com reforço policial prevenindo e reprimindo a prática de crimes diversos, menores de idade conduzindo veículos automotores, a prostituição e exploração de crianças e adolescentes e ações de vandalismo praticadas por agentes infratores. Diversas unidades da PM como Grupo de Patrulhamento, Radiopatrulha, Trânsito, Ambiental, Cavalaria, Policiamento Velado e o Tático Operacional atuarão integrados distribuídos em pontos estratégicos da Festa de Sant´Ana. O Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) estará com barreiras nas RNs 118 e 228 orientando e fiscalizando o fluxo de veículos. Cerca de 10 viaturas e uma média de 70 policiais militares serão disponibilizados diariamente no evento.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) intensificará as ações da Lei Seca, fiscalizando veículos e condutores neste período, com foco no uso de bebidas alcoólicas por condutores e utilização de capacetes e cinto de segurança. Cerca de 17 profissionais do órgão atuarão integrados com outras instituições nas proximidades das áreas de shows onde há um maior consumo de bebidas.
A Polícia Civil contará uma delegacia móvel com equipe completa (01 delegado, 2 escrivães e 4 agentes) para atuar como suporte as operações desenvolvidas pela Polícia Militar e Detran. Além disso, a Delegacia de Plantão de Caicó contará com um reforço extra de escrivães e agentes a fim de garantir um atendimento rápido nas ações de flagrantes e investigações. O Instituto Técnico de Perícia (Itep) também garantirá a presença de médicos legistas durante todos os dias da festa.
O Corpo de Bombeiros atuará realizando atividades preventivas nos aspectos relacionados à prevenção contra incêndio, salvamento, atendimento pré-hospitalar e controle de pânico, com o emprego de pessoal e equipamentos especializados. Além do efetivo normal, empregado rotineiramente na cidade, o CBM disponibilizará mais 20 militares extras para os dias do evento. Seis viaturas operacionais e administrativas serão utilizadas especialmente nas festividades, entre elas o Caminhão Auto Bomba Tanque com capacidade para 4.500 litros de água e um Marruá com capacidade para 500 litros de água. Um serviço de plantão com profissionais da área técnica de engenharia ficará a disposição do evento.
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) estará com um Centro de Comando e Controle Móvel e uma Plataforma de Observação Elevada (POE), que servirá como ponto central para todas as demais instituições. Sistema de videomonitoramento com 16 câmeras e comunicação digital serão empregados para colaborar com as ações policiais locais, facilitando a comunicação entre os operadores. A estrutura disponibilizada pelo Ciosp para Festa de Sant´Ana em Caicó será semelhante a utilizada nas festividades do Mossoró Cidade Junina, Festa de Sant´Ana de Currais Novos e Copa do Mundo. 


Nominuto.com