Business

Rafael Fernandes e outros municípios do alto oeste receberão recursos de convênio para investimentos em bandas filarmônicas




Quarenta e uma associações dos dez municípios do Rio Grande do Norte foram selecionadas, através do Edital de Bandas Filarmônicas para a Juventude para receberem investimentos de aproximadamente R$ 90 mil. A assinatura do convênio será feita nesta terça-feira (21), às 9h na Escola do Governo.
O recurso deverá ser investido na aquisição de 75 instrumentos musiciais, incluindo materiais de consumo e acessórios, computadores e impressoras, além do apoio de um maestro por 4 meses e a formação técnica sistemática para beneficiários e gestores. 

Os recursos destinados para estes investimentos são do Governo do Estado do RN, através do RN Sustentável, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e das Finanças. O valor total do investimento é na ordem de R$: 4.081.121,06, com o benefício direto para 2.237 jovens residentes no interior do Estado.

Durante a assinatura dos convênios com as associações serão assinados termos de cooperação entre as prefeituras envolvidas e o Governo do Estado, com a finalidade de assegurar recursos para a continuidade da banda após o investimento inicial aportado pelo Governo. 

Este termo consiste na garantia do pagamento do regente/maestro, bem como do custeio para manutenção dos instrumentos durante toda a vida útil da banda filarmônica. Além disso, muitas prefeituras disponibilizarão espaço adequado para os ensaios e para a guarda dos instrumentos, assumindo a contrapartida de 10% dos recursos para que as associações se tornem aptas a assinarem o convênio.

“O empenho em favor da evolução social, econômica e cultural de uma população jovem, em sua grande maioria carente, merece a colaboração de todos. Aprender e se dedicar à música estimula o raciocínio lógico, a memória e as atividades intelectuais nos nossos jovens”, diz Julliane Faria, secretária da SETHAS.

Para capacitar e apoiar todo o processo de implantação das 41 bandas filarmônicas foi contratada a Associação Musical e Cultural do RN – AMUSIC, Associação Musical de Cruzeta, com a coordenação do maestro Humberto Dantas, Bembém. 

A AMUSIC tem a função de orientar as associações na aquisição dos instrumentos, formação dos regentes/maestros, formação dos alunos/beneficiários, organização de eventos para apresentação das bandas filarmônicas.

Lista dos municípios do Alto Oeste que serão contemplados com o investimento: 



PARANÁ - Associação Comunitária nossa Senhora de Fátima Povoado de Monte Alegre, ÁGUA NOVA - Associação dos Produtores Rurais Pedro Sobrinho de castro, 
ENCANTO - Associação Comunitária Novo Horizonte, 
PILÕES - Associação Desportiva e Cultural de Pilões (ADECUP), 
RAFAEL FERNANDES - Sociedade Beneficente Priscila Sena Lima,  
RIACHO DA CRUZ - Associação de Desenvolvimento Comunitário de Riacho da Cruz, TENENTE ANANIAS - ADESAN, 
SÃO FRANCISCO DO OESTE - Associação Comunitária Oeste Cidadania de São Francisco do Oeste, 
ALEXANDRIA - Associação dos Produtores da Comunidade do Sítio Jatobá, 
CORONEL JOÃO PESSOA - Centro Social Manoel Francisco de Carvalho, 
RIACHO DE SANTANA, Associação do Bem-estar socioeconômico e cultural santanense, RIACHO DA CRUZ, Associação de Desenvolvimento Comunitário de Riacho da Cruz.


Da redação com Mossoró Hoje
Imagem: Pesquisa Google.