terça-feira, 10 de novembro de 2015

Governo reúne órgãos para discutir situação hídrica do estado





O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, reuniu, na tarde desta segunda-feira (9), representantes de entidades públicas e privadas ligadas ao abastecimento de água. O encontro teve por finalidade traçar um planejamento e buscar integração para o enfrentamento dos efeitos da seca no estado.
Na ocasião, foi apresentado um diagnóstico detalhado da situação hídrica do estado, apontando a realidade de cada região, as ações já realizadas e os possíveis projetos. Entre as medidas apresentadas, está o desassoreamento do sistema  Coremas/Mãe D’água, na Paraíba, o que garantirá o abastecimento de 70% de Caicó.
A necessidade da perfuração de poços, a construção de novas adutoras e a intensificação da fiscalização da retirada de água dos reservatórios e rios do estado também foram citadas.
“É importante que todos se envolvam nesta luta para que a gente possa dar um retorno rápido para a população”, destacou o governador Robinson Faria, após agradecer à boa vontade do presidente da Cosern, Luiz Ciarlini, e do gerente geral da Petrobras no RN, Tuerte Amaral.
Participaram da reunião, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, os secretário estaduais de Infraestrutura, Jader Torres, de Meio Ambiente, Mairton França, além dos diretores-gerais do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), José Ernesto Fraxe, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Rondinelle Silva, do Instituto de Gestão de Águas (Igarn), Josivan Cardoso, e da Companhia de Águas e Esgotos (Caern), Marcelo Toscano. Representantes do Exercito, da Defesa Civil, e corpo técnico dos órgãos também compareceram.


Blog do JP.
Imagem: Pesquisa Google.