quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Equipe municipal do plano de Saneamento Básico de Rafael Fernandes, participa de oficina no campus da Ufersa em Pau dos Ferros




Um equipe composta pelos comitês de; execução  e  coordenação do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) de Rafael Fernandes, participou de uma oficina onde na oportunidade foi dado início a elaboração do plano juntamente com outros municípios da região do Alto Oeste Potiguar. O evento aconteceu durante os dias, 31/10 e 01/11 no Campus da Ufersa em Pau dos Ferros.




O saneamento básico foi definido pela Lei n.º 11.445/2007 como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais, Ou seja, o PMSB deve abranger as quatro áreas, relacionadas entre si. O documento, após aprovado, torna-se instrumento estratégico de planejamento e de gestão participativa.



Elaborado pelos técnicos da Prefeitura, com o apoio da sociedade, o PMSB deve ser aprovado em audiência pública. As audiências são o fórum de discussão da proposta da Prefeitura e para apresentação de sugestões e reivindicações.
Após as discussões com a comunidade, o PMSB deve ser apreciado pelos vereadores e aprovado pela Câmara Municipal.
Aprovado, o PMSB passa a ser a referência de desenvolvimento de cada município, estabelecidas as diretrizes para o saneamento básico e fixadas as metas de cobertura e atendimento com os serviços de água; coleta e tratamento do esgoto doméstico, limpeza urbana, coleta e destinação adequada do lixo urbano e drenagem e destino adequado das águas de chuva.



Redação