segunda-feira, 19 de março de 2018

Novo estudo revela que 2018 será de mais estiagem para a Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará



O semiárido da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará estão prestes a entrar para o 7º ano seguido de seca hídrica para a maioria de seus grandes reservatórios afirma o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira

O estudioso reafirma que a mudança rápida de cenário observada no início de março, reflete um quadro de continuidade da crise hídrica em 2018 no semiárido dos citados Estados.
A mudança ocorrida não é comum, já que a Climatologia afirma que março é o mês que o Oceano Atlântico Sul na altura da costa leste do Nordeste, se encontra mais quente.
Em março de 2018, está ocorrendo tudo ao contrário pontua.
A perspectiva então é de continuidade da crise hídrica no interior inclusive de Paraíba, já que o citado oceano está mais frio agora que em fevereiro, quando o correto seria o inverso.
O estudioso diz que a população do semiárido dos mencionados Estados devem continuar economizando água, já que a previsão do pesquisador é de chuvas bem irregulares tanto agora em março, quanto em abril e maio.
O físico e meteorologista prevê chuvas atingindo muitas localidades do semiárido da Paraíba, porém de forma irregular a partir do dia 19 de março.
Portal Ciência em Foco