Esquema para realização dos exames vai acontecer no sistema de “drive-thru” |
O esquema para realização dos exames vai acontecer em sistema de “drive-thru”, das 8h às 17h, até sexta-feira (26). A permanência no interior dos veículos é obrigatória em todas as etapas.
A Secretaria de Saúde de Natal não acatou a recomendação do Ministério Público do Estado (MPRN), que, ao lado do Ministério Público Federal, editou recomendação para que o serviço de testagem em massa fosse interrompido. A alegação é de que o elevado número de testes feitos vai resultar no esgotamento do material adquirido, sem atendimento aos casos prioritários, bem como impede a testagem de servidores da saúde e da segurança pública.
Por sua vez, a SMS explica que os testes rápidos já foram aplicados profissionais de saúde de Natal. Segundo a Prefeitura, a testagem teve início na Rede de Urgência e Emergência. Com relação aos testes dos profissionais de segurança, o Governo Federal enviou um lote de testagem que incluí esses profissionais, a compra realizada pela Prefeitura contempla profissionais de saúde e população. O serviço de testagem deste público é feito pelo Governo do Estado.
Ainda de acordo com a SMS, a primeira fase de testagem da população contabilizou 5.425 pessoas. O público alvo são pessoas a partir de 60 anos, esse público representa 80% dos óbitos na capital, e portadores de comorbidades.
Para maior fidedignidade do teste é importante que a pessoa tenha apresentando sintomas de um quadro de Covid-19 pelos últimos 10 dias do início dos sintomas de uma síndrome respiratória: com febre, tosse ou dor de cabeça, por exemplo.
O acesso dos carros ao local se dá pela Avenid do Baião, com percurso sinalizado e orientação da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). O teste rápido no drive acontece com média de um atendimento por minuto, onde o sangue é coletado através do dedo, para reagir numa lâmina. O resultado com até 24 horas através de laudo é disponibilizado na internet, por meio de protocolo e senha fornecidos durante a coleta.
“Essa análise verifica os índices de IgG e IgM de cada pessoa, que são imunoglobulinas relacionadas às memórias e as defesas de cada pessoa em relação ao coronavírus. Quando o resultado é positivo para IgG, indica que o organismo teve algum contato com o vírus e produziu anticorpos; já o IgM positivo mostra que a infecção foi recente e o corpo iniciou a produção desses anticorpos”, explica Elineide Alves de Melo, chefe do Departamento de Diagnóstico e Incorporação de Novas Tecnologias da SMS Natal.
Agora RN
0 Comentários
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Portal Rafael Fernandes.